Projetos & Pesquisas

Conheça as pesquisas desenvolvidas pela nossa equipe

  • Pedagogias críticas, (des)colonialidade e interculturalidade na América Latina: contextos, mediações e alternativas

Período de vigência: 2020-Atual

O presente projeto de pesquisa se caracteriza como bibliográfico, em diálogo com experiências pedagógicas alternativas sistematizadas por pesquisadores/as do Programa Alternativas Pedagógicas y Prospectiva Educativa en América Latina (APPEAL México, Argentina e Brasil), com objetivo de contribuir com a (re)elaboração de uma teoria pedagógica crítica na América Latina.

Os referenciais sobre as temáticas da educação popular na relação com o pensamento (des)colonial crítico e interculturalidade crítica constituirão as bases teórico-epistemológicas a partir das quais se propõe aprofundar a continuidade do processo de investigação na relação com o projeto anterior. Para isso nosso foco teórico e ético-político contempla, de modo especial, o estudo do pensamento crítico latino-americano (pedagógico-educacional, filosófico e sociológico) contemplando contextos, experiências e suas mediações pedagógicas na relação com os desafios do mundo do trabalho, das tecnologias frente aos modelos de desenvolvimento.

Nessa linha intenciona-se contribuir na construção de referenciais para a inovação social e tecnologias sociais no âmbito das temáticas da linha de pesquisa ?educação, desenvolvimento e tecnologias?. Aponta-se a análise crítica dos modelos de desenvolvimento e tecnologia no contexto das políticas neoliberais investigando outras possibilidades de mediações e alternativas pedagógicas, com base nos sentidos de ?alternativo? de acordo com os estudos desenvolvidos pelo Programa APPEAL.

Entre os resultados, destacam-se as contribuições na compreensão mais aprofundada em aspectos centrais relacionados com as teorias pedagógicas latino-americanas, sobretudo as pedagogías críticas (MEJÍA J., 2011; 2012) na proposição de uma teoria pedagógica com base teórico-epistemológica (des)colonial e intercultural crítico (DUSSEL, 2015; TUBINO, 2004; 2005; WALSH 2013; 2017). Outra contribuição será o diálogo reflexivo crítico com experiências pedagógicas alternativas de outros países, no contexto de tensão entre modelos de globalização e seus correspondentes paradigmas de desenvolvimento e ciência & tecnologia.